terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Realmente: tudo muda aos 44min e 59seg do segundo tempo. As vezes nos penaltis. by Deise


Chavistas confirmam que presidente não tomará posse na quinta-feira

PUBLICIDADE
EM CARACAS
DE SÃO PAULO

O vice venezuelano, Nicolás Maduro, informou nesta terça-feira, em carta à Assembleia Nacional, que o presidente Hugo Chávez não tomará posse de seu novo mandato, nesta quinta-feira (10). Ele permanece internado em um hospital de Cuba em recuperação após uma cirurgia.
Conforme o comunicado lido pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, a equipe médica encarregada da saúde de Chávez indicou que a recuperação pós-cirúrgica deve se estender e, por isso, a posse está adiada.
"O comandante presidente pediu que informasse que, de acordo com a recomendação da equipe médica, o processo de recuperação pós-cirúrgico deverá se estender mais além do 10 de janeiro do ano em curso, motivo pelo qual não poderá comparecer nesta data ante a Assembleia Nacional", leu Cabello.
Não há previsão para a realização da cerimônia.
O anúncio acirra ainda mais as tensões entre situação e oposição, que já se enfrentam há várias semanas em torno da polêmica sobre o que acontece agora.
Os chavistas afirmam que a cerimônia de posse na Assembleia Nacional é um formalismo, que pode ser cumprido posteriormente ante a Suprema Corte venezuelana. Portanto, defendem que o vice-presidente, Nicolás Maduro, continue no cargo por até seis meses --ou até que o atual mandatário volte de Cuba.
Mas a oposição pressiona para que Cabello assuma o cargo interinamente, já que o vice --que, na Venezuela, é escolhido pelo presidente-- não teria legitimidade para ser empossado.
Nesta terça, a Mesa de Unidade Democrática (MUD), principal organização da oposição venezuelana, enviou uma carta à OEA (Organização dos Estados Americanos) alertando que qualquer cenário alternativo representaria uma ruptura democrática no país.
Nesta segunda, o assessor especial da Presidência brasileira Marco Aurélio Garcia disse que o Brasil apoia a tese chavista de que a posse pode ser adiada. Outros líderes da região também já demonstraram respaldo, em especial o boliviano Evo Morales e o uruguaio José Mujica, que anunciaram que viajarão a Caracas para comparecer a um ato de "não-posse" convocado pelos chavistas também na quinta.

Hugo Chávez

 Ver em tamanho maior »
AFP - 30.jun.11
AnteriorPróxima
30.jun.11 - De Havana, Chávez conta pela TV que tem câncer e que havia sido operado para a retirada de um tumor no dia 10

by Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Em Alta

AMOR FATI: A RECLAMAÇÃO É INIMIGA DA AÇÃO

Amor Fati é uma expressão do latim que pode ser traduzida para “amor ao destino” ou, trazendo para termos mais práticos, “aceitação entusiás...

Mais Lidas