sábado, 12 de janeiro de 2013

Estudo diz que metade da comida produzida no mundo acaba no lixo



São dois bilhões de toneladas de comida que vão para o lixo a cada ano. O suficiente para alimentar toda a população faminta do mundo.

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (10) por engenheiros britânicos traz um número ao mesmo tempo assustador e triste, metade dos alimentos produzidos no mundo é jogada fora.
São dois bilhões de toneladas de comida que vão para o lixo a cada ano. O suficiente para alimentar toda a população faminta do mundo.
Nos países em desenvolvimento, o problema está na colheita, na estocagem dos alimentos e na falta de estrutura para transporte. A perda no plantio de arroz em regiões do Vietnã, por exemplo, pode chegar a 80%.
Já nos países ricos, grande parte do desperdício se dá porque o consumidor só quer pagar por alimentos de ótima aparência. 30% dos vegetais plantados no Reino Unido sequer são colhidos, porque não atenderiam ao gosto dos compradores, que exigem frutas e verduras visualmente perfeitas.
As promoções do tipo ‘compre um, leve dois’ também estimulam o desperdício. As pessoas compram mais do que precisam e muita comida acaba no lixo.
Robert Van Otterdijk, da Organização para a Agricultura, da ONU, disse que na Europa e nos Estados Unidos, o desperdício médio dos consumidores por ano é de cem quilos, dez vezes maior do que entre os consumidores dos países mais pobres.
Para a ONU, é preciso transferir tecnologia para os países em desenvolvimento reduzirem a perda na produção, além de conscientizar os consumidores dos países ricos. Estimular comportamentos como o de uma organização não-governamental de Nova Iorque.
Lá são distribuídos dois milhões de refeições por ano.  A maior parte é de doações de restaurantes, supermercados e feiras, comida com prazo de validade quase vencido ou que não atende às exigências dos consumidores.
O que alguns jogariam fora diariamente vira o sustento de milhares de pessoas
.
by G1

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas