segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Em Santa Maria, 30 mil pessoas participam de passeata até a boate Kiss


Participantes sairam do Centro da cidade, às 22h, para local onde morreram mais de 230 pessoas



Jovens durante passeata em Santa Maria
Foto: Felipe Dana / AP
Jovens durante passeata em Santa Maria Felipe Dana / AP
SANTA MARIA (RS) - Vestindo camisetas brancas, carregando flores, balões e cartazes com os nomes das vítimas da tragédia, cerca de 30 mil pessoas fizeram um passeata até a boate Kiss, em Santa Maria, na noite desta segunda-feira, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Os participantes se concentraram no fim da tarde na praça Saldanha Marinho, no Centro, e foram até o local onde morreram mais de 230 pessoas. Os manifestantes fizeram preces, deram as mãos e se abraçaram.
- Justiça! Justiça! Justiça! - gritaram pessoas em frente ao estabelecimento, que ainda exalava um cheiro forte de queimado.
Durante o percurso, a multidão andou em silêncio. O abatimento era a expressão de todos. Cartazes e faixas homenageavam os mortos.
- Eu estou aqui em busca de um pouco de paz -, disse Jéssica Dornellas, 22 anos. A jovem de Uruguaiana (RS) perdeu 12 amigos no incêndio da boate Kiss. - Amigos mesmo, não apenas conhecidos.
Jéssica vive há dois anos em Santa Maria, onde estuda Serviço Social. Ela foi a dois funerais na cidade. Os outros dez não poderá acompanhar. Eles serão em sua cidade natal.
Perto da praça, uma família segurava cartazes com fotos de Pâmela Lopes, 19 anos. A jovem morta no incêndio era garçonete da boate Kiss há sete meses, e a noite de sábado seria a última que pretendia trabalhar.
- Ela disse para o pai que não queria mais trabalhar à noite. Mas que ia no sábado para se despedir das colegas. Acabou se despedindo mesmo -, lamentou a irmã, Tatiane Garcia de Jesus.
Agora, a família quer encontrar explicações para a morte da jovem.
- Justiça é o que a gente procura. Queremos entender o que aconteceu.
O sentimento é compartilhado pela estudante de administração Roberta Link, 19 anos. A jovem e seus amigos produziram cartazes pedindo por justiça.
- O que queremos é que não haja outros acidentes, que não seja mais um acontecimento trágico sem culpados
by O Globo

Nenhum comentário:

Em Alta

AMOR FATI: A RECLAMAÇÃO É INIMIGA DA AÇÃO

Amor Fati é uma expressão do latim que pode ser traduzida para “amor ao destino” ou, trazendo para termos mais práticos, “aceitação entusiás...

Mais Lidas