terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Corrupção: o que você pode fazer para combate-la


  • Clique nos títulos para ler

Transparência Brasil
Fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção. É associada à Transparency International (TI), a única organização mundial dedicada exclusivamente a combater a corrupção.Cartilha sobre Voto Consciente
Foi realizada em setembro de 2006, na Câmara Federal, a Mostra de Publicações sobre o Voto Consciente. As centenas de cartilhas sobre o tema esgotaram. Um dos materiais mais procurados era o mais simples, composto por ditos populares. Clique no título.

Contas Abertas
Criado e mantido pela ONG Contas Abertas, o site divulga os números do orçamento da União, permitindo consultar a liberação de verbas para cada um dos programas do governo federal.

Deu no Jornal
Contém notícias sobre casos de corrupção, retirados de diversos jornais pelo país.

Voto ético
Documento indispensável para quem desja votar bem. Como escreveu Betinho, “o Brasil tem fome de ética e passa fome em conseqüência da falta de ética na política”.

Voto ético: Cartilha 2004 do TRE-RJ.[pdf]
Denuncie!
O Ministério Público Federal tem a atribuição de zelar pelo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância assegurados pela Constituição Federal.
Fora corrupção!
Prefeitos ladrões que se cuidem. A partir de hoje estará disponível em entidades de classe um manual com dicas para que o eleitor possa fiscalizar as autoridades municipais. Com 76 páginas, a cartilha intitulada "O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil" traz uma lista de mandamentos para identificar a roubalheira. Mais: garante que o contribuinte deve tomar a iniciativa de caçar o autor do desvio de dinheiro público porque "os tribunais de contas beneficiam indiretamente os corruptos". (Fonte:OESP, 15/4/2003)

Movimento Voto Consciente
Entidade cívica e apartidária formada por voluntários. Nosso trabalho é acompanhar o desempenho dos vereadores nas Câmaras Municipais e dos deputados estaduais nas diversas Assembléias, participando da discussão sobre políticas públicas e acompanhando o trabalho parlamentar. Atua nos seguintes municípios: Aquiraz (CE), Brasilia (DF), Cotia, Santo André, Santos e Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Pouso Alegre (MG).

Outras dicas


• Controle Público
• Eleitor.org.br
• Fiscalização da Câmara do DF
• Tribunal Superior Eleitoral
• Voto Seguro
• Home page dos corruptos
• Dicas de falcatruas
Este site traz alguns casos de falcatruas de políticos corruptos.

by consciencia.net

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas