terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Beber chá emagrece? Nutricionista desvenda os mitos de verão



Confira as respostas e dicas de Joselaine Stürmer ao Anonymus Gourmet

Salada mediterrânea é saborosa e muito saudável (Foto: Divulgação/RBS TV)
Confira as dicas para um verão mais saudável (Foto: Divulgação/RBS TV)
Entre biquínis e cangas aparecem também no verão as churrascadas na praia, as excelentes caipirinhas, sorvetões para refrescar e muita criatividade na cozinha. Na estação mais quente (e sem roupa) do ano, toda dica para se manter longe das gordurinhas a mais é bem-vinda. OAnonymus Gourmet conversou com a nutricionista Joselaine Stürmer que garante que muitos mitos não passam de conversa fiada. Será que tomar água em jejum emagrece? Que o abacaxi ajuda na digestão? Ou melhor, quando comemos menos, diminuímos o estômago?
A especialista garante: não existe um alimento específico que faça perder peso. O que ajuda é uma combinação de ingredientes que fazem com que o corpo queime mais e absorva menos calorias. "Nosso corpo queima menos energia em função do calor, então nestes casos temos que dar alimentos mais hidratantes e com poucas calorias. As frutas mais líquidas e as saladas verdes precisam ser mais ingeridas", explica Joselaine. Além de investir em um corpinho bem sucedido, a pessoa que seguir os passos vai também passar a se sentir mais saudável.
Frutas são boa pedida na alimentação (Foto: Divulgação/RBS TV)Frutas são boa pedida na alimentação
(Foto: Divulgação/RBS TV)
Confira as respostas da nutricionista aos mitos do verão:
Chá verde faz perder a barriga e limpa a pele?
Não. Nenhum chá faz com que haja perda de barriga ou limpeza da pele. Chá é feito com água, portanto ele hidrata. Se tens um nível maior de oleosidade na pele, irás perder isso.
O chá também tem uma propriedade que chama cafeína termogênica, que ajuda no emagrecimento de uma maneira geral. Pode se dizer que cafezinho e um chimarrão ajudam a emagrecer também. Mas tem que tomar cuidado com as características de cada pessoa, as hipertensas ou anêmicas, por exemplo, não podem utilizar. O ideal é consumir de duas a três xícaras de chá por dia antes das 18h, para não atrapalhar o sono.
Tomar água em jejum emagrece?
Também não. Tomar agua é sempre bom, principalmente fora das refeições. A água ajuda a distender o estômago e diluir as enzimas, então o ideal é tomar meia hora antes e meia hora depois das refeições.
Quando comemos menos, diminuímos o estômago?
Quando a gente come demais, dilata o estômago. Quando comemos menos, a tendência é voltar ao tamanho normal. Em termos de comportamento alimentar a pessoa que come muito alimento, come demais, ela não tem problemas. Já quem come pouco e passa a comer mais, dilata e dói. O tamanho do estômago varia de pessoa para pessoa.
Prepare os Bifinhos de Cenoura na janta (Foto: Divulgação/RBS TV)Cenoura pode ajudar a manter o bronzeado (Foto: Divulgação/RBS TV)
Cenoura e laranja ajudam a manter o bronzeado?
O betacaroteno é um componente que aparece em alimentos como a cenoura, a laranja, o mamão, a beterraba. Ele ajuda a manter um bronzeado mais duradouro e auxilia no envelhecimento da pele.
Quando temos excesso de betacaroteno no corpo, ele vai para pele e estimula as células a manter melanina. Existem alguns suplementes de betacaroteno que muita gente ingere durante o verão. No entanto, se for em excesso, este suplemento ao invés de ir para a pele, fica armazenado no fígado e pode trazer problemas. Já nas frutas, vai direto para a pele.
Refrigerante dá celulite?
A celulite é multifatorial. E não é só do refrigerante, é dos componentes que têm na bebida. As comidas com excesso de sal, açúcar e gordura provocam celulite. E o refrigerante tem gás normalmente por causa do sódio, que é sal. Os refris zero não têm açúcar, mas têm edulcorantes que também contêm sódio. Se a pessoa toma bastante água, come frutas, e também refrigerante, não vai afetar tanto.
Abacaxi ajuda na digestão?
Sim. O abacaxi contém a enzima bromelina que ajuda na digestão da proteína. Então, sempre que a pessoa come uma quantidade maior de comida, e ingere o mamão e o abacaxi, isso vai ajudar na digestão.
O ideal é consumir a salada antes ou depois do prato principal?
O ideal é comer antes. Por que assim tens mais chances de comer uma quantidade boa. A salada atua como filtro, por causa das fibras, e ajuda a filtrar gorduras.
Anotou as dicas? O Anonymus Gourmet deseja um verão saudável e leve para todos!
saiba mais

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas