terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano - OMS


GENEBRA (AFP) - Um milhão de pessoas morrem por suas próprias mãos a cada ano, sendo responsável por mais mortes do que as guerras e homicídios juntos, a Organização Mundial de Saúde nesta sexta-feira, pedindo medidas urgentes para enfrentar o problema.
"Dados da OMS indicam que cerca de um milhão de pessoas no mundo morrem por suicídio a cada ano. Isso corresponde a uma morte por suicídio a cada 40 segundos ", disse a organização em um relatório lançado antes do Dia Mundial da Prevenção do suicídio na segunda-feira.
E, enquanto o número de mortes por suicídio é surpreendente, o número de tentativas a cada ano é 20 vezes maior, segundo a OMS, lembrando que cinco por cento das pessoas no mundo tentam se matar pelo menos uma vez durante sua vida.
E o problema está piorando, disse a organização, insistindo que "dada a magnitude do problema de saúde pública de comportamentos suicidas", uma ação urgente é necessária.
"Como o suicídio é em grande parte evitáveis, é imperativo que os governos, através de sua saúde, sociais e outros setores relevantes, investir recursos humanos e financeiros na prevenção do suicídio", disse o relatório.
Segundo o Dr. Shekhar Saxena, que dirigiu a equipe por trás do relatório, as taxas de suicídio subiram acentuadamente em algumas partes do mundo nos últimos anos, com alguns países vendo suas taxas de saltar em até 60 por cento.
"Embora o suicídio continua a ser um problema sério em países de alta renda, são os países de renda baixa e média que carregam a maior parte da carga de suicídio global", disse o relatório, acrescentando: "É também nestes países que são relativamente menos equipadas para prevenir o suicídio ".
As maiores taxas de suicídio documentados pode ser encontrada em países do Leste Europeu como Lituânia e Rússia, enquanto eles são os mais baixos na América Latina, disse a OMS.
Os Estados Unidos, países da Europa Ocidental e Ásia caiu no meio da faixa, o relatório mostrou, mas sublinhou que as estatísticas não estão disponíveis para muitos países da África e do Sudeste Asiático.
Globalmente, o suicídio é, entretanto, a segunda causa de morte no mundo entre os 15-19 anos de idade, com pelo menos 100 mil adolescentes se matando a cada ano, de acordo com o estudo.
Entre os adultos, a taxa de suicídio é maior entre aqueles com 75 anos ou mais, a OMS disse, apontando que "os idosos são propensos a ter a intenção maior de suicídios e utilizar métodos mais letais do que as pessoas mais jovens, e eles são menos propensos a sobreviver à física conseqüências de uma tentativa ".
O relatório também mostrou que os homens eram três vezes mais propensos a cometer suicídio, mas que três vezes mais mulheres do que homens tentaram se matar.
"A disparidade nas taxas de suicídio foi, em parte, explicada pelo uso de meios mais letais e experiência de mais agressividade e maior intenção de morrer, quando um suicida, em homens do que as mulheres", explicou.
by Brasil & Mundo

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas