segunda-feira, 16 de julho de 2012

Em minha visita pelo RS, andando por algumas cidades da Regiao metropolitana de Porto alegre e Vale dos Sinos, pude perceber a prosperidade do meu Rio Grande. Fruto de um trabalho contínuo e com certeza árduo, quando falamos de 5o, as 6h da manha. Ninguem se queixa, a não ser as turistas como eu, que por anos optou em sair da "Europa" riograndense e optou pelo "Hawaí", me referindo as praias por onde morei nos ultimos 16 anos. O choque cultura é inevitável. E a certeza de que as formas de vida citadas são completamente antagônicas. Andando pela cidade de Dois Irmãos, alguns aspectos me chamaram atenção. Para o lado ruim, o que me deixa fula. Meus desgostos tem inicio mais uma vez no lixo na cidade. Porem desta vez fui beber na fonte e acabei entendendo o porque da quantidade de lixo nas ruas. Me senti em alguns momentos parte do jogo "Banco Imobiliária". Inúmeras placas de obras com verba federal, obras ficticias até o momento. Paranoides eu diria, e de outra sorte obras descaradamente superfaturadas. Não posso deixar de citar o desvairio do prefeito, para não dizer crime de improbidade administrativa, ao distribuir a "REvista do Prefeito Miguel".Uma revista sem expediente, sem responsavel, sem tiragem. Sem valores. Sem patrocinio. Uso da maquina administrativa, para promoção pessoal do prefeito que ultrapassa o abuso. É caso de tratamento da doença maldita do PT: a megalomania. Isso tudo foi compensado com o encontro de alguns conhecidos de periodos felizes de minha vida. Horas de conversa e o aprendizado que nao cessa nunca, Graças a Deus fui poupada de encontros desagradaveis. Os menos felizes, ainda assim foi por escolha minha. De qualquer forma concluo que entre a Alemanha e o Hawai, eu amo mesmo é o Rio Grande do Sul. Minha futura República dos Pampas.

Vergonha Alheia



O Lixo se acumula nas ruas


No primeiro carregamento, o espaço da cooperativa ja fica lotado de lixo que vai para a esteira


A cooperativa está localizada ha 18 anos no mesmo lugar e utilizando a mesma esteira.
Que comporta apenas 10 recicladores.
Impossivel fazer o trabalho no mesmo tempo quando o crescimento da cidade é visivel.



Ao ver a Placa resolvi descer e perguntar a que se referia e dados sobre a obra, A informação obtida foi que a obra de ampliação do depósíto deveria ter sido entregue em fevereiro. Da mesma forma que houve a promessa de ampliação lateral, para que caiba uma esteira maior. 
A esteira foi igualmente prometida pela Administração. Mas somente depois da obra pronta.
Ou seja: de volta ao começo.



Quando eu digo que o Pais esta virado num "puxadinho" é isso.
 Zilhões de obras iniciadas e nenhuma concluida. 
Onde esta a transparência?
Onde estão os valores destinados?
E o que inclui a ampliação?
Qual a data de inicio? 
Qual a data prevista para o término?


Isso é tudo da obra de ampliação da Usina de REciclagem de Lixo da cidade, que foi inaugurada ha 18 anos. Hoje a prefeitura nao cede sequer as luvas, aot cooperativa compra.
 A consciência da população em nao colocar seringas no lixo, f toi citado como ponto positivo pelos recicladores, que são  32 no total.
A falta de condiçoes de trabalho, como a esteira pequena e falta de espaço, são fatores que impedem o trabalho de todos ao mesmo tempo.
O que atrasa a seleção e consequentemente a coleta.


Como podem ver continuo educada. E somente entro nos locais com autorização dos verdadeiros responsaveis pelo espaço. Fui muitissimo bem recebida pelos recicladores. 
E adorei o bate papo com eles. 


8h30, muito frio e era um dia nublado. 
Foi legal fazer meu trabalho no corpo a corpo novamente.
Mas nao o suficiente para me fazer retornar. 

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas