sexta-feira, 27 de abril de 2012

Venezuelano voltou para Caracas nesta quarta-feira após 11 dias em Cuba



Chávez fala com reprsentantes de seu gabinete ao chegar a Caracas na madrugada do dia 26 de abrilPALÁCIO DE MIRAFLORES/DIVULGAÇÃO/REUTERS - 26/04/2012


CARACAS —Depois de passar 11 dias em Cuba, por conta de seu tratamento contra o câncer, o presidente Hugo Chávez retornou à Venezuela nesta quinta-feira. No entanto, seu quadro de saúde não é dos melhores: segundo o jornalista Nelson Bocaranda, Chávez não vem apresentando melhora. Em sua coluna online, Bocaranda informa que "a negação da doença, manifestada a cada aparição, somada à depressão provocada por conhecer a realidade e não poder compartilhá-la com seus seguidores" são "os principais inimigos de sua recuperação".

Segundo Bocaranda, estes seriam os motivos pelos quais os médicos brasileiros que fariam parte da equipe médica de Chávez se retiraram do grupo. O líder da Venezuela também estaria prestes a receber um enviado do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, antes de sua próxima viagem a Cuba. A assessoria de imprensa do Instituto Lula nega a informação.

De acordo com as fontes do jornalista, Chávez agora deve fazer várias pequenas transmissões na TV estatal, direto de seu gabinete, para mostrar que está bem e recuperado. O presidente também estaria disposto a anunciar a nomeação do chanceler Nicolás Maduro como vice-presidente da República, assunto abordado durante os dias em Cuba.

A TV estatal não transmitiu ao vivo a chegada do presidente, por volta de 0h50m. No entanto, Chávez já havia falado à emissora por telefone na segunda-feira, depois de nove dias de silêncio —e de muitos rumores sobre seu estado e especulações, inclusive sobre sua morte. Na terça-feira, para desmentir os comentários, o presidente venezuelano apareceu ao lado dos ministros, de seu irmão Adán, e de seus netos, jogando bocha.

Chávez foi a Cuba no último dia 14 para fazer mais sessões de radioterapia, que começaram no fim de março depois que uma operação, realizada em fevereiro, retirou um segundo tumor de sua região pélvica — o primeiro foi extirpado em junho do ano passado. No começo da esta semana, ele chegou a declarar que ainda voltaria à Havana para passar por outros tratamentos.

Em seu perfil no Twitter, o ministro da comunicação e da informação da Venezuela Andrés Izarra postou uma foto de Chavez ao lado de alguns outros membros do governo, anunciando o retorno do presidente ao seu país. Líder cubano, Raúl Castro se despediu de Chávez, que, também através de sua conta na rede de microblogs, na noite de quarta-feira, se pronunciou: "Já no avião! Todos muito felizes, porque estamos rumo a nossa amada Venezuela. Levo saudações de Fidel, Raúl e de toda Cuba. Viva Venezuela!".

Enquanto Chávez viaja, o candidato da oposição, Henrique Capriles, continua em campanha. No entanto, institutos de pesquisa apontam uma ampla vantagem do atual presidente sobre o candidato desafiante. De acordo com Bocaranda, uma reunião interna do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) já analisa três diferentes cenários para as eleições presidenciais, marcadas para outubro: em um deles, Chávez continuaria como candidato. Em outro, o atual presidente não participaria do pleito, em função do estado avançado de seu câncer; e, no último quadro estudado, as votações poderiam ser suspensas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/chavez-piora-medicos-do-brasil-deixam-equipe-diz-jornalista-4745736#ixzz1tHL9vPIa
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

by O GLOBO,

Nenhum comentário:

Em Alta

AMOR FATI: A RECLAMAÇÃO É INIMIGA DA AÇÃO

Amor Fati é uma expressão do latim que pode ser traduzida para “amor ao destino” ou, trazendo para termos mais práticos, “aceitação entusiás...

Mais Lidas