quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O que é " O Movimento Zeitgeist"?


by Wikipédia

O Movimento Zeitgeist é um movimento social global que promove a união da espécie humana. Visto que todos os indivíduos moram em um só planeta e que seus recursos são fundamentalmente finitos, fazer a melhor gestão, tecnicamente possível, é uma necessidade primordial para sustentar a vida. Para tal, a declaração de herança comum a toda a humanidade, de todos os tipos de recursos tangíveis, é urgente.
Todo organismo vivo, para sobreviver necessita de recursos. Recursos é um conceito amplo, abrangendo desde o oxigênio, à terras aráveis, florestas, materiais de higiene, iluminação e até mesmo àquilo intangível, como educação e amizade. Para os recursos de ordem tangível, o movimento social propõe que a tecnologia de ponta assuma a máxima produção automática possível, em ordem a criar um mundo de abundância para todos. O que elimina a necessidade de uma economia de troca (a monetária), pois esta reconhece apenas o valor naquilo que é escasso (como visto, por exemplo, na lei de oferta e procura).
Nisto, a superação do modelo econômico monetário é substituído pela Economia baseada em Recursos. Modelo do qual a aplicação do método científico em problemas sociais aproxima a humanidade dos processos de abundância, eficiência e sustentabilidade da natureza. Visto que as leis naturais regem a forma mais saudável da vida prosperar, não há outro modo mais produtivo do que fundir os assuntos da humanidade com seus processos.
O principal argumento desta possibilidade é o acúmulo energético em potencial, desde meados do século XX, que tornou o poder econômico num status de superprodutividade. Porém, dentro do modelo monetário, como o consumo precisa ser incessante, o superdesperdício torna-se um dos principais sintomas.

Origem

O Movimento Zeitgeist foi denominado a partir dos documentários dirigidos, produzidos, escritos e narrados por Peter Joseph Peter Joseph , disponíveis na internet. Zeitgeist, o Filme Zeitgeist, o Filme (que oficialmente não se relaciona ao movimento), estreou em 2007 e a sequência, Zeitgeist: Addendum Zeitgeist: Addendum , estreou em 2008. Ao término desta obra, a narração sugere o telespectador a entrar no website oficial do documentário e dar início a um movimento social a favor da economia baseada em recursos. Nasce assim o Movimento Zeitgeist global.
Em janeiro de 2011, Peter Joseph Peter Joseph ,lançou o documentário, Zeitgeist: Moving Forward Zeitgeist: Moving Forward . Neste filme, o tema está focado no comportamento humano, tecnologia de ponta e a busca por recursos para as necessidades, e o modo comos isto tudo relaciona-se equivocadamente na economia monetária. Conclui com uma elucidação sobre a prática da economia baseada em recursos.

Dia Zeitgeist

Formalmente, como uma forma de manifestação singular, o Movimento Zeitgeist declarou 15 de março como o Z Day (ou Dia Zeitgeist). Neste dia eventos locais acontecem em todo o mundo para partilhar informações e aprender mutuamente sobre os assuntos tratados pelo movimento (tecnologia de ponta, aplicação social do método científico, processos políticos e econômicos, comportamento humano individual e social, etc.) com o público em geral.

Críticas da Media

Em 30 de abril de 2009, Rhonda Swan de Palm Beach Post escreveu:[1]
Quem pode contrariar tal movimento? A nossa sociedade nunca trabalhou para o benefício da sociedade como um todo. Quanto mais tempo podemos esperar que dure? Manter o mesmo sistema e esperar resultados diferentes não é já por si um pouco de loucura?
Palm Beach Post
Em 17 de março de 2009, o New York Times escreveu:[2]
"A missão do movimento é a aplicação do método científico à sociedade em si, para a mudança da sociedade", anunciou o Sr. Joseph em introdução. Essa tarde, que começou às 19 com uma crítica de duas horas à economia monetária, transformou-se pela meia-noite numa apresentação utópica de uma visão do futuro sem a existência de dinheiro, impelida pelos computadores, uma completa re-imaginação da civilização, tal como se Karl Marx e Carl Sagan tivessem contratado o John Lennon nos seus dias "Imagine" para fazer nada mais que a completa restruturação das estruturas que moldam a vida neste planeta.
New York Times
Em 26 de julho de 2009, o blog "Socialism or Your Money Back" blog escreveu:[3]
"Esta sociedade baseada em recursos Projecto_Venus#Economia_baseada_em_recursos
—Socialism or Your Money Back, Socialism or Your Money Back

Vídeos

Mais leitura

Referências

Ligações externas


Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas