sábado, 22 de outubro de 2011

Vendo pela milesima vez o filme "Ilha do Medo" , me veio a mente uma lenda. Medéia: um mito entre o bem e o mal

by Renata de Salvi

Os fascinantes mitos gregos não envelhecem. Criados há milhares de anos, representam padrões de comportamento presentes em qualquer tempo ou lugar.

 A história de Medéia, por exemplo, ensina que, na vida real, não existem mocinhos nem bandidos.

Ou seja:
De Santo e Louco, todos temos um pouco.

 
Medéia era uma mulher apaixonada. Tanto que, quando teve que optar entre ser fiel ao pai, o rei Aeetes, e ajudar Jasão, o destemido guerreiro que chegara ao reino para tomar posse do Velocino de Ouro e, com ele, salvar sua cidade da dominação de Pelias, a moça escolheu o herói, a quem amara desde a primeira vista. Perdidamente apaixonada por Jasão, Medéia fez uso de todos os artifícios de que dispunha para salvá-lo dos males aos quais o rei pretendia submeter-lo. Tanto que seus conhecimentos em magia foram usados para trair o próprio pai e garantir ao amado a guarda do velocino que tanto almejava. Porém, o esquema foi descoberto e o casal teve que fugir do reino.
Estava pronto o cenário ideal para a revelação de um dos lados mais cruéis da moça. Para atrasar o pai, que perseguia a embarcação na qual escapavam de sua fúria, Medéia matou e esquartejou o próprio irmão, que os acompanhava, jogando seus pedaços ao mar. O rei, então, parou para recolher os pedaços do filho e decretou que a moça acabara de perder a família. Já em local seguro, ela acreditava que teria uma vida invejável ao lado de Jasão. Puro engano. O herói voltou atrás na promessa de ser o seu marido, abandonando-a para casar-se com a filha do rei Creonte – união muito mais vantajosa para suas ambições políticas. Medéia não suportou a desilusão, nem os risos de sua nova inimiga. Foi então que, por vingança, matou os dois filhos que teve com Jasão, deixando-o desolado. E não parou por aí. Utilizando novamente seu conhecimento em magia, envenenou a futura mulher do amado e também o seu pai, o rei Creonte.
A Antiguidade foi marcada pelo silêncio de mulheres como Medéia, que só não foi perpetuado porque, na arte, eram abertos espaços para contar suas histórias. Nas mãos de Eurípedes, a narrativa dessa tragédia mitológica ganhou nova forma e expôs dimensões impressionantes da fascinante personagem, que viveu a dualidade do amor e ódio e levou às últimas conseqüências a dor de uma traição.

Outra parte da lenda conta as honras de Medéia:

Segundo a lenda grega, a feiticeira Medéia ajudou Jasão, líder dos argonautas, a obter o velocino de ouro. O mito é conhecido pelas versões literárias que lhe deram Eurípides, Ésquilo, Ovídio e Sêneca. Medéia era filha de Eetes, rei da Cólquida. Eetes possuía o velocino de ouro, que Jasão e os argonautas buscavam, e o mantinha guardado por um dragão.
A maga Medéia apaixonou-se por Jasão e, depois de ajudá-lo a realizar sua missão, seguiu com o grupo para a pátria de Jasão, Jolcos, na Tessália.
Mais tarde, Jasão apaixonou-se por Glauce e abandonou Medéia. Inconformada, ela estrangulou os filhos que tivera com Jasão e presenteou a rival com um manto mágico que se incendiou ao ser vestido, matando-a.
Medéia casou-se, depois, com o rei Egeu, de quem teve um filho, Medos. Por ter, porém, conspirado contra a vida de Teseu, filho de Egeu, foi obrigada a refugiar-se em Atenas.
Medéia foi honrada como deusa em Corinto e sobretudo na Tessália.
Sua lenda serviu de tema a obras artísticas e literárias de todos os tempos, das quais a mais conhecida é a tragédia Medéia, de Eurípides.

Nenhum comentário:

Em Alta

O que é a triangulação narcísica e como reconhecê-la?

A triang ulação é comum, frequente não apenas no narcisismo mas é uma característica central nos relacionamentos tóxicos. A triangulação nar...

Mais Lidas