sábado, 31 de julho de 2010

Besteirol... pq como sempre... hj é sábado.

1) O que é um cigarro de maconha feito com papel de jornal?

 Baseado em fatos reais.

2) Qual é o fim da picada?

 Quando o mosquito vai embora.


3) O que são dois pontos pretos no microscópio?

 Uma blacktéria e um pretozoário.


4) Qual é a comida que liga e desliga?

 O Strog-ON-OFF. (PUTZ!)



 5) Como se faz para ganhar um Chokito?

 É só colocar o dedito na tomadita.

 6) Qual o vinho que não tem álcool?

 Ovinho de Codorna.


 7) O que é que a banana suicida falou?

 Macacos me mordam!



 8) Qual é o doce preferido do átomo?

 Pé-de-moléculas.


 9) O que é uma molécula?

 É uma meninola muito sapécula.

 10) Como o elétron atende ao telefone?

 Próton!


 11) O que um cromossomo disse para o outro?

 Oh! Cromossomos felizes!



 12) Como as enzimas se reproduzem?

 Fica uma enzima da outra.




 13) Qual é a parte do corpo que cheira bacalhau?

 O nariz.



14) O que é um ponto marrom no pulmão?

 Uma brownquite. (boa, boa!)



 15) O que é um pontinho vermelho no meio da porta?

 Um olho mágico com conjuntivite.



16) O que o canibal vegetariano come?

 A planta do pé, a maçã do rosto e a batata da perna.



 17) Por que as estrelas não fazem miau?

 Por que Astro-no-mia. (a melhor)



 18) Por que a vaca foi para o espaço?

 Para se encontrar com o vácuo. (mto boa..)



 19) O que o espermatozóide falou para óvulo?

 Deixa eu morar com você porque a minha casa é um saco.


 20) E agora vamos trabalhar?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sem tempo para colocar minhas posições. Mais tarde tento. De qualquer forma, a noticia esta ai. E falando sério... quem importa-se com minhas verdades???? tsss...tsss...tsss...

Marina defende plebiscito
sobre legalização da maconha


Em agenda de campanha em Natal, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, dividirá as atenções dos potiguares com a Marcha pela Maconha, prevista para as 16 horas de hoje. Pela manhã, Marina deu entrevistas a duas emissoras de rádio e defendeu um plebiscito para discutir a legalização da maconha. "Não podemos resolver isso (legalização da droga) sem um grande debate", argumentou.

A candidata disse que respeita as opiniões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que são favoráveis à legalização, mas assim como na questão do casamento gay, ela é contra. No entanto ela espera que o assunto seja levado à sociedade. "Eu nunca tive nenhuma atitude de discriminação", afirmou.

Durante entrevista de 25 minutos à Rádio 95 FM, Marina disse que sua candidatura conseguiu se impor no cenário eleitoral e que "acabou o plebiscito" entre PT e PSDB. No entanto, para a candidata o desafio agora é "acabar com a baixaria" de acusações entre seus adversários. "Eu não estou me deixando pautar pelo jogo do vale-tudo."
A presidenciável voltou a criticar as acusações do vice do presidenciável José Serra, deputado Indio da Costa (DEM-RJ), que levantou recentemente a questão da suposta relação entre PT e as Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia (Farc). Marina disse que falta a Indio maturidade e"quilometragem política". "O vice do Serra às vezes extrapola. Não vale tudo para se ganhar as eleições", criticou.

Marina disse esperar de seus adversários uma postura de respeito à legislação e que, após as multas da Justiça Eleitoral, que não haja mais infrações. Para ela, Dilma Rousseff (PT) e Serra colecionam multas porque suas candidaturas têm estrutura financeira para pagar as punições. "Eu ia lavar prato pelo resto da vida se fosse multada toda semana", disse.

Governos

Se eleita, ela afirmou que não discriminará governos de oposição ao seu partido por acreditar que isso representa um "pensamento mesquinho". "Essa é a política pequena." Num discurso voltado para os nordestinos, Marina defendeu mais investimento em educação (principalmente no combate ao analfabetismo), saúde (com foco na luta contra a mortalidade infantil), segurança (destacou a violência doméstica) e manutenção do Bolsa Família, rechaçando a ideia de programa assistencialista. "Só chama de

Marina também abordou durante as entrevistas o investimento em obras de infraestrutura, uma vez que o Estado receberá jogos da Copa do Mundo de 2014. A candidata afirmou que quer ir além do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), o qual chamou de sistema de gerenciamento de obras. "No governo do Fernando Henrique Cardoso nem tinha isso", cutucou.

A candidata aproveitou o assunto para rebater os críticos que afirmam que um governo verde não investirá em obras. "A gente pode fazer os investimentos sem destruir a natureza. O que não dá é fazer de qualquer jeito", disse.
Marina defendeu ainda o corte de gastos e o fim do "festival de cargos comissionados". "O servidor concursado deve ser mantido. O que nós temos de acabar é com o desperdício", propôs. A candidata disse se espelhar no modelo de transparência na divulgação dos gastos implementada pelo presidente norte-americano Barack Obama. "Quero fazer como o presidente Obama, colocar tudo na internet."

Depois que o Presidente da Republica Luiz Inacio Lula da Silva, declarou em rede Nacional, que NAO tem que respeitar as Leis do TRE, SIM , tudo pode, e todos podem fazer o que quiser. Nao temos governo. Não temos mais quem coloque limites. Não temos nada. a não ser um monte de tralhas governando este Pais. E sinceramente? A Cissa com suas posições politicas e sua forma de viver e agir a té hoje, tem TODO O DIREITO DE GRAFITAR ONDE BEM ENTENDER. Quando algum dos anormais que escreve (ferrenhamente em defesa do atual "desgoverno", estiver na pele de um de nós, vou aceitar os comentários. Pq tenho certeza que suas posições serão seriamente revistas. fora isso: NAO SABE, NAO FALA!!! Estamos realmentente cansados da moral de cuecas que nos oprime e usurpa ha 8 anos. como eu disse, uma ditadura de direita eu aceito. A ditadura explicita que vivemos sob o julgo por anos. Mas uma ditadura de esquerda, promovida por quem lutou a vida inteira pela liberdade do povo, é no minimo deboche. Parem de serem lavadeiras e ficar achando chifre em cabeça de cobra. FORA LULA. FORA PT. FORA DILMA. quanto as "coisas estarem nos cnformes", não estão mais. Há 8 anos. Não sou tucana. E depis de muitos anos, vou votar. No SERRA. Dos cancer atuais, ele me parece o menos pior. O dificil é este: não saber quem é o melhor. Mas sim o menos pior.....__________by Deise

by Anais Politicos


Fazer críticas a respeito do comportamento da imprensa no caso da morte do filho da global Cissa Guimarães, é uma coisa realmente espinhosa.
Por um lado existe o respeito à dor dos pais que perderam o filho de maneira tola. E essa dor, dizem os que já passaram por isso, não se supera jamais. E eles têm o meu profundo e sincero respeito.
Por outro lado, existe a constatação de uma realidade inegável. Que fosse o menino filho de alguém da periferia, o que se diria era que ele não tinha nada que estar andando de skate em um túnel, ainda que interditado. Naturalmente, o motorista também não poderia transitar por alí.
De todo modo, quero fazer a necessária ressalva, já que de maneira geral, me recuso a acompanhar as notícias policiais veiculadas pela mídia. Elas são sempre tendenciosas e desnaturam a própria investigação policial. O caso dos Nardoni é um exemplo. Os pais da criança, fossem ou não responsáveis pela morte da filha, foram condenados pela opinião pública antecipadamente. Sendo assim, jamais seriam absolvidos em um juri popular. Mesmo que fossem inocentes.
Bem, o que chama a atenção nesta manchete do Globo online é a grafitagem promovida pela família. Novamente dizendo, com o devido respeito que merecem os entes enlutados, grafitar é destruição do patrimônio público. Fossem jovens fazendo isso de maneira deliberada, seriam apreendidos pela polícia. E não se pode conceder exceção a alguém, somente porque é pessoa famosa.
Então, não é necessário falar mais nada. Basta pensar. Quais motivos justificam os dois pesos e as duas medidas?
Pessoas que vão pra cadeia por furtos insignificantes como o caso da mãe que se apropriou de uma maçã para dar ao filho esfomeado, esbofeteiam a lógica e os princípios básicos do Direito. (a lei inclusive prevê essa situação e a absolve) Mesmo assim havia quem sentenciava que "roubo é roubo". Ora, se é tudo igual, por que com certa frequência vemos pipocar na imprensa exceções sempre desculpáveis?
Algo pra pensar e discutir com os amigos.
Outra coisa. Na materiazinha do Globo, os editores tomaram o cuidado de mencionar que a manifestação em homenagem ao jovem, foi acompanhada por agentes de trânsito, e autorizada pelo poder público. Queriam mostrar que são politicamente corretos e que estava tudo dentro dos conformes.
Pois é. Não estava.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Deus é mais....

 
 
 
 
 
Um médico estava a fazer a sua caminhada matinal quando viu esta velhinha sentada no degrau da sua varanda fumando um cigarro.
Curioso, ele foi até ela e perguntou:

"Não pude deixar de notar como a senhora parece feliz! Qual é o seu segredo?"

"Eu fumo 20 cigarros por dia" respondeu.
"Antes de ir para cama eu fumo um grande charro, bebo uma garrafa de Jack Daniels por semana e só como porcarias. No fim-de-semana, tomo pílulas, faço sexo e não faço nenhum exercício físico"
O médico espantando:


"Isso é extraordinário! Quantos anos a senhora tem?"

"Trinta e quatro" respondeu.

Me fodo mas falo o que penso! (78.134 membros)


Criada em mais um dia onde falei, ou melhor, escrevi o que pensava e me fodi.

Sim, o pior professor que tive e olha que foi no MBA da ESPM depois de ficar no meu pé 2 meses deu uma questão na prova valendo 4 pontos onde deveríamos responder o que aprendemos nas aulas dele e eu respondi: NADA.
Ele zerou minha questão, disse que eu não tinha respondido e queria me reprovar, a média era 7...no fim eu levei a melhor, mas esta é uma dentre infinitas vezes que isto me acontece...rs Welcome to my world!!!

Comunidade destinada às pessoas que mesmo se encrencando, falam o que pensam!!!
Se você é uma destas pessoas, bem vindo, e divida suas experiências!!
E eu vou perder esta????
De jeito algum.
A identificação foi na e da hora...!
by Deise

•Em suma: ►Atitude é fazer o que você acha que deve fazer, não o que querem que você faça!!!



•Sim eu ligo quando tenho vontade
•Sim eu chego junto quando eu estou afim
•Sim eu faço oq eu quero sem medo do
q possa acontecer
•Sim eu vou agir
•Sim eu tenho coragem
•Sim eu falo tudo o que penso doa quem doer
•Sim eu posso
•SIM EU TENHO

ATITUDE!!!

(Comunidade Eu tenho atitute)

Eu creio.




Um Dia...



Pode ser que um dia deixemos de nos falar,
mas, enquanto houver amizade,
faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe.
Mas,se a amizade permanecer,
um do outro ha de se lembrar.
Pode ser que um dia nos afastemos.
mas, se formos amigos de verdade,
a amizade nos reaproximara.
Pode ser que um dia não mais existamos.
Mas se ainda sobrar amizade,
nasceremos de novo, um para o outro.
Pode ser que um dia tudo acabe.
Mas, com a amizade
construiremos tudo novamente,
cada vez de forma diferente,
sendo único e inesquecível cada momento
que juntos viveremos e nos
lembraremos para sempre.


(autor deswconhecido)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Não tem jeito... eu não aprendo mesmo...


by Deise

Primeiro: Nao entendi os risos.
Segundo: Não estou no sul.  ALGUEM precisa estar em Floripa, para acertar as coisas do apartamento. Uma vez que quem usufruiu dele, pouca importancia deu. Então vai ser pago mesmo a reforma.
O tiozinho do molinete é quem vai pintar. E ele nao recebeu molinete algum. Outra mentira pra ti mesmo?
Quanto ao carro: Se me ligares posso te dar a placa.
E quanto ao sitio: Correm os papeis no bco. Uma vez que o valor da compra é 170 mil.
Quem me dera ter esta grana sobrando.
Pelos teus (rsrs) das duas uma: ou pensas que estou mentindo e nao entendi o porque, ou estás realmente fora da casinha. Ou ainda melhor: deves estar de boa, com muita grana sobrando. Não seria a hora de invertermos? Quem sabe ao inves de ficar colocando recadinhos sem noção sr. Panta, tu nao te apresenta pra AJUDAR A arrumar o apartamento que desde novembro passado te abrigou, sem te cobrar um centavo? Faça-me o favor.

Se não tens nada pra fazer, vá fazer nada em outro lugar.
Ingratidão eu relevo, pq cada um dá o que tem.
Agora torrração de saco e deboche, eu deixo para pessoas da tua idade. 
Deixo para teus amigos e amigas.
Qto a morreres aos 29 anos, foi um toke da estatistica Brasileira. 
Nao minha.
Mas isso é contigo.
Como eu disse: ha os que gostam de comer pasto. Eu prefiro filé. 
Para mim saberes que estas "bem" é mais do que suficiente.
Não perca tempo me mandando este tipo de recado.
E por favor,. so volte a fazer contato, caso tenhas um miseravel "muito obrigado" para me dizer. 
Afinal fiz o que teus irmaos não fizeram e te abriguei qdo nao tinhas onde dormir, te dei comida e cigarro.
Tb um belo passeio à Ilha do Mel, mesmo que pago por meus amigos.
Tivestes onde passar Natal e Ano Novo e te inseri na minha familia, sabendo apenas teu nome.
E saistes da minha casa as 9h da manha,
a mando meu,
por teres chegado drogado em casa as 6h30
da manha tendo acordado os vizinhos inteiro.
Eu tenho pouco problemas com eles nao é?

Aqui bebê, a fonte da generosidade secou. Falou brody?
Tenho certeza que não fui a unica  nem a primeira a te ajudar.
E meu desejo sincero apesar de mereceres pouco, é que eu seja a ultima.
Sinal que conseguistes pegar o freio da tua vida, e pare então de mentir para os outros e o que é pior: Para ti mesmo.

Namastê.

O que falta?








" Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)..."  

Composição de Jorge Ben Jor (País tropical)
 
Com uma área territorial de 8.514.876 km², o Brasil é o país mais extenso da América do Sul, o terceiro das Américas  e o quinto do mundo: apenas a Rússia (com 17.075.400 km²), o Canadá (com 9.984.670 km²), a República Popular da China (com 9.596.960 km²) e os Estados Unidos (com 9.629.091 km²) teem maior extensão. Se forem consideradas apenas as áreas contínuas, ele passa a ocupar a 4a posição, já que os Estados Unidos possuem dois territórios externos:Havai e Alasca. É também o quinto em população, atrás da China, ìndia, Estados Unidos e Indonésia.
Tem recursos naturais os mais variados, entre os quais grandes rios nas diversas regiões, um grande estoque de água doce, cerca de 13% do planeta, tanto de superfície quanto subterrâneo; uma extraordinária biodiversidade, 20% do planeta e variados tipos de vegetação, diversidade climática, um extenso litoral, um grande mar territorial e econômico, enormes reservas de petróleo, além de ferro, nióbio e outros minerais; um grande potencial de energia limpa e renovável, como hidreletricidade, energia das marés, solar, eólica, biomassa, com grande significado para o clima, questão que está se tornando um desafio vital para a humanidade. Portanto uma natureza privilegiada.
Fomos uma colonia que expandiu de maneira impressionante o seu território, partindo de feitorias ao longo do litoral atlântico e enfiando-se pelo interior; fomos um império que conseguiu manter unida essa territorialidade, o que não aconteceu em outras áreas da América do Sul. Ao longo do tempo e especialmente no século XX  o Brasil foi capaz de construir uma economia diversificada, sendo o país que mais riqueza criou no século passado, surgiram grandes e médias cidades em todo o seu território, universidades pública e privadas e uma agricultura e pecuária de grande valor em exportações.

Por que, então, tem uma das piores distribuições de renda do mundo, 30% da população abaixo da linha de pobreza, um sistema educacional básico bastante precário e perverso para com os mais pobres, um sistema de saúde que não consegue atender com qualidade e dignidade uma grande parte da população, que muitas vezes não tem condições sequer de marcar uma consulta ou quando consegue em muitos casos demora meses para sua efetivação, e uma justiça extremamente morosa e de difícil acesso para os mais pobres, com defensorias públicas ainda bastante insuficientes e com inúmeros privilégios para quem tem dinheiro?

O que é que falta, o que faltou nessa trajetória de 509 anos?


República Unitária, a revolução que o Brasil precisa

domingo, 25 de julho de 2010

E por fim...


by Deise
 
Eu violei as regras de "voces" sozinha.
Ninguem me ajudou.
Se querem descontar em alguem,
descontem em mim.

Eu Deise. Ele Depp.

Dia de Ócio.

Meus unicos e caros amigos. Dos quais não abro mao.
   

Ser paranoica pode me garantir uma vida longa....

UMA ESPÉCIE DE IXTLAN.

by Deise

ESPAÇO
PARA
MINHA 
VIAGEM
À
ILHA
DO 
MEL.

(Sem o cabo para descarregar as fotos)

Paz sem Voz também é cultura. Poesia & muita Música.

 AH! OS RELÓGIOS
Amigos, não consultem os relógios
quando um dia eu me for de vossas vidas
em seus fúteis problemas tão perdidas
que até parecem mais uns necrológios...

Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.

Inteira, sim, porque essa vida eterna
somente por si mesma é dividida:
não cabe, a cada qual, uma porção.

E os Anjos entreolham-se espantados
quando alguém - ao voltar a si da vida -
acaso lhes indaga que horas são...
 A Cor
 do Invisível

Mario Quintana

POEMINHO DO CONTRA



Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

Mario Quintana

Não é saudade. É só o vento lá fora. É só Pais & Filhos.






Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe
O que aconteceu...

Ela se jogou da janela
Do quinto andar
Nada é fácil de entender...

Dorme agora
É só o vento
Lá fora...

Quero colo!
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com vocês
Estou com medo
Tive um pesadelo
Só vou voltar
Depois das três...

Meu filho vai ter
Nome de santo
Quero o nome
Mais bonito...

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Prá pensar
Na verdade não há...

Me diz, por que que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim...

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua
Não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar...

Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Prá pensar
Na verdade não há...

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais
Não entendem
Mas você não entende seus pais...

Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?

E AINDA MANDAM O STALLONE CALAR A BOCA????? Fala sério, my brodi..

 by Deise

 

Falando altamente sério.Não entendi o porque do "frisson" quanto aa declaraqção de Silvester Stallone.Se foi surpresa para alguem daimagem do País lá fora, para mim nao foi.Porque a surpresa?O espanto?A indignaçao?Porque alguem do primeiro mundo diz como sao as coisas no Brasil? Porque ele disse a verdade? é impressionante como o povo gosta de ser tirado pra doido. Ser tapeado. Ter seu voto comprado. Stallone foi sincero. 
Porque ao invés de tanta indignação com o QUE o Stallone dissse, o povo não só metade desta indignação da forma como O POVO BRASILEIRO VIVE? PORQUE NAO VOCIFERAR CONTRA NOSSO ATUAL GOVERNO (PETISTA) e exigir que pelo menos a Carta Magna do Pais, a Constituição seja respeitada, em primeiro lugar por ele proprio?
 
Preocupem-se com o que tem que preocupar-se.E se esta indignaçao com o dito por Stallone deixou realmente e sinceramente tanta gent e indignada, pensem bem na hora do voto.
 O Stallone nao diria isso (pq ele nao ganha nadica) ______________________Ou vão dizer que o Stallone é Tucano e tá fazendo campanha eleitoral pro Serra?
O Stallone está contra o governo Petista?
Ou é filiado ao governo oposicionista quanto  as mazelas de Luiz Inácio &  seus correligionários?

Fico aqui imaginado "as ruguinhas" de preocupação do Stallone com o que brasileiros estão dizendo dele...
Tao de sacanagem?????


Gostem os brasileiros ou nao :Esta é a imagem do Brasil la fora. Cidadania pra que? Façam com que a de cada uma valha o  quanto pesa.
 E deixem o Stallone falar.
 Se fosse mentira o que ele declarou, não teria causado tanto frisson. Infelizmente, nós não vivemos de forma, que alguem deixe de acreditar no que ele afirmou. Preocupem-se na hora das eleições em mudar esta imagem. E parem de preocupar-se com o que não tem importancia alguma e parece coisa de lavadeira.
 Lembrem-se O URGENTE  NUNCA deixa tempo para o IMPORTANTE.
Importante é a eleição que aproxima-se.
E com isso a mudança de imagem. 
Ou o fim definitivo dela. 

Um exemplo destes,
vale mais que
mil palavras.
Não há como
desmentir os fatos.
Se ele calar a boca estas
manchetes abaixo somem?
Estas mortes nos posts desaparecem?
O descaso, omissão e negligencia
da União, Estados, cidades, autoridades
e a própria sociedade serão abduzidos?
a Midia brasileira, voltará a fazer seu real papel?
Ou vai continuar a vender-se como banana, no Pais de Cubanacan?
Se sumirem eu me rendo.
Se o Stallone tem esta visão é pelas noticias lidas e por experiencia dele mesmo no Brasil.
Alguem pode contestar?
Alguem sente-se no direito disso?
Eu estou é morta de vergonha, e rezando pro assunto ser esquecido.
Pois é tudo que me sobra.
Fora isso....
 o
que foi dito por ele
não ultrapassou em
nada, a nossa mais
pura, dura e cruel 
realidade.
Triste.
Mas... 

...Real.


Só mesmo o Rambo..

Brasildefato.com.br

Polícia mata, omite seus mortos e fica impune

por Admin última modificação 30/10/2009 14:33
Números de mortes de civis provocadas pela polícia não são reais na maioria dos estados brasileiros

30/10/2009

Marcio Zonta
de São Paulo (SP)

A polícia brasileira é cada vez mais letal. Segundo a historiadora Ângela Mendes de Almeida, coordenadora do Observatório das Violências Policias de São Paulo (OVP- SP), no entanto, o número de mortos por agentes do Estado é ocultado e embaralhado. “Nenhum órgão oficial quer contar, com métodos científicos, os mortos”, completa.

Nesse sentido, o OVP-SP contabiliza as mortes cometidas por policiais no Estado de São Paulo, que não entram nas estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública, através de um levantamento diário de notícias veiculadas em aproximadamente 100 jornais. Assim, aos 272 civis mortos por policiais divulgados pelo Governo do Estado no primeiro semestre, um levantamento da OVP- SP acrescenta mais 149 óbitos provocados por agentes do Estado.

As formas de execução, segundo Ângela, são variadas: “temos a ‘morte em confronto’, que é o homicídio frequentemente praticado por agentes do Estado fora de serviço, quando estão em bicos irregulares e em atividades privadas; a morte por bala perdida, casos que só acontecem em bairros pobres e favelas; as chacinas executadas por encapuzados ou homens de negro que nada mais são do que grupos de extermínio formados por policiais; e a perseguição tresloucada a um suspeito, quando não hesitam em colocar em risco a vida dos habitantes dos territórios da pobreza”.

Não contabilizados
Porém, dentre todas as circunstâncias apontadas por Angela, muitas não entram nos números oficiais das secretarias, já que ela não contabiliza as mortes provocadas por outros agentes do Estado, tais como: guardas civis metropolitanos, policiais rodoviários federais e todos os assassinatos cometidos por policiais encapuzados, organizados em grupos de extermínio.

Nesse sentido, a adolescente de 17 anos, Ana Cristina Macedo, vitimada por bala perdida durante uma perseguição da polícia civil no dia 31 de setembro, na Favela de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, não teve sua morte atribuída a um agente do Estado, mesmo comprovado que o disparo foi efetivado por um. A morte de Ana Cristina é contabilizada junto aos homicídios culposos.

É o que explica a advogada do Programa de Justiça da Conectas Direitos Humanos, Marcela Fogaça Vieira. “Esses números não englobam os casos de homicídios dolosos ou culposos cometidos por policiais, que são diluídos no número geral de homicídios. Ou seja, o número de homicídios cometidos por policiais é mais elevado do que aqueles oficialmente divulgados”.
Procurada, a Ouvidoria da Policia Militar de São Paulo, não quis dar explicações sobre as maneiras da contagem de civis vitimados pela Polícia.

Dossiê preparado por diversas organizações sociais, entre elas o OVP- SP, sobre execuções extrajudiciais e mortes pela omissão do Estado de São Paulo, lançado no dia 9 de outubro, dia mundial contra a pena de morte, traz observação do relator da ONU para execuções sumárias, Philip Alston, constatando “que as polícias de São Paulo utilizam a força letal e não a inteligência para controlar o crime. Mais do que isso, esta força letal é utilizada para a proteção do patrimônio e não da vida”.

Caatinga mata!”
Na Bahia, a situação não é diferente. Segundo Carla Akotirene, assistente social e coordenadora do Fórum Nacional de Juventude Negra, a frase “Pai faz, Mãe cria e Caatinga Mata!” vem exposta nas viaturas da Polícia da Caatinga, “uma divisão policial assassina, conhecida por abordagem violenta”.

Segundo o Centro de Documentação e Estatística Policial, em 2008, pelo menos 2.237 pessoas foram assassinadas em Salvador e região metropolitana. Números, divulgados de maneira generalizada, e que segundo Carla esconde os dados reais da repressão policial na Bahia. “Dentre estes números cabíveis institucionalmente, escondem-se milhares de homicídios praticados pelos aparelhos de repressão em seus diversos departamentos, não computados à ação policial”, denuncia.

Na ação da Polícia da Caatinga está a maior prova, segundo ela, da mentirosa divulgação dos números pelo governo baiano. “Sobre a Polícia da Caatinga, não há sequer dados estatísticos, uma vez que a totalidade das notícias enaltece a corporação e o alto índice de letalidade, cada vez mais assustador produzido contra os corpos negros e jovens”, aponta.

À frente da Campanha contra o Extermínio da Juventude Negra, lançada na primeira semana de outubro na Bahia, Carla aponta um viés ideológico acintoso que se tornou jargão na Bahia. “A afirmação de que aqui morre mais negros por conta do contingente populacional ser majoritariamente de afrodescendentes pode ser encontrado em documentos oficiais e em declarações dos gestores e agentes da segurança pública do Estado baiano, independente da conjuntura política ideológica”, declara.

Carla diz que a afirmação é uma falácia e apresenta outra premissa: “é uma tentativa de classificar a seletividade do sistema de justiça criminal como uma mera coincidência, escondendo a gênese desse sistema que foi formado para oprimir a população negra e pobre”.