segunda-feira, 26 de julho de 2010

O que falta?








" Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)..."  

Composição de Jorge Ben Jor (País tropical)
 
Com uma área territorial de 8.514.876 km², o Brasil é o país mais extenso da América do Sul, o terceiro das Américas  e o quinto do mundo: apenas a Rússia (com 17.075.400 km²), o Canadá (com 9.984.670 km²), a República Popular da China (com 9.596.960 km²) e os Estados Unidos (com 9.629.091 km²) teem maior extensão. Se forem consideradas apenas as áreas contínuas, ele passa a ocupar a 4a posição, já que os Estados Unidos possuem dois territórios externos:Havai e Alasca. É também o quinto em população, atrás da China, ìndia, Estados Unidos e Indonésia.
Tem recursos naturais os mais variados, entre os quais grandes rios nas diversas regiões, um grande estoque de água doce, cerca de 13% do planeta, tanto de superfície quanto subterrâneo; uma extraordinária biodiversidade, 20% do planeta e variados tipos de vegetação, diversidade climática, um extenso litoral, um grande mar territorial e econômico, enormes reservas de petróleo, além de ferro, nióbio e outros minerais; um grande potencial de energia limpa e renovável, como hidreletricidade, energia das marés, solar, eólica, biomassa, com grande significado para o clima, questão que está se tornando um desafio vital para a humanidade. Portanto uma natureza privilegiada.
Fomos uma colonia que expandiu de maneira impressionante o seu território, partindo de feitorias ao longo do litoral atlântico e enfiando-se pelo interior; fomos um império que conseguiu manter unida essa territorialidade, o que não aconteceu em outras áreas da América do Sul. Ao longo do tempo e especialmente no século XX  o Brasil foi capaz de construir uma economia diversificada, sendo o país que mais riqueza criou no século passado, surgiram grandes e médias cidades em todo o seu território, universidades pública e privadas e uma agricultura e pecuária de grande valor em exportações.

Por que, então, tem uma das piores distribuições de renda do mundo, 30% da população abaixo da linha de pobreza, um sistema educacional básico bastante precário e perverso para com os mais pobres, um sistema de saúde que não consegue atender com qualidade e dignidade uma grande parte da população, que muitas vezes não tem condições sequer de marcar uma consulta ou quando consegue em muitos casos demora meses para sua efetivação, e uma justiça extremamente morosa e de difícil acesso para os mais pobres, com defensorias públicas ainda bastante insuficientes e com inúmeros privilégios para quem tem dinheiro?

O que é que falta, o que faltou nessa trajetória de 509 anos?


República Unitária, a revolução que o Brasil precisa

Nenhum comentário:

Em Alta

O que é a triangulação narcísica e como reconhecê-la?

A triang ulação é comum, frequente não apenas no narcisismo mas é uma característica central nos relacionamentos tóxicos. A triangulação nar...

Mais Lidas